Peixes

Pseudotropheus saulosi


Biótopo:
Lago Malawi - Mbunas
Distribuição Geográfica / População:
Endémico de Taiwan Reef.
Características da água:
Temperatura: 23ºC a 28ºC
Ph: 7.8 a 8.6
Kh: 4 a 8º
Alimentação:
No lago alimentam-se da biocobertura das rochas. Esta biocobertura é um sistema biológico composto por algas e um largo número de minúsculos invertebrados que nelas vivem (denominados de aufwuchs). Peixes recém-nascidos que sejam encontrados também fazem parte da sua dieta. Em aquário devem ser alimentados com comida própria para peixes consentâneos com uma alimentação rica em matéria vegetal.
Dimorfismo Sexual:
Os alevins nascem todos alaranjados. Mais tarde os machos mudam a sua cor para o azul-claro com riscas transversais escuras algo irregulares enquanto as fêmeas mantêm a coloração de nascença. O macho dominante vai manter um azul bastante mais vivo e todas as barbatanas ficarão de um negro carregado enquanto os machos dominados ficam com um azul mais esbatido (permanecendo por vezes o tom alaranjado) e as zonas negras permanecem acinzentadas.
Tamanho Máximo:
No aquário os machos atingem os 9 cm. As fêmeas ficam ligeiramente mais pequenas.
Comportamento:
Como qualquer outro mbuna, tem um comportamento agressivo para com os da mesma espécie (machos) mas tolerando bem os outros. Normalmente tenta ocupar um território específico dentro do aquário. No seio dos mbunas pode-se dizer que possui uma agressividade média/baixa.
Reprodução:
Incubador bocal maternal. O acasalamento realiza-se num local para onde o macho atrai a fêmea num ritual de movimentos giratórios sobre os ovos depositados. No ritual, a fêmea deposita ovo a ovo no solo, o macho fertiliza-o e a fêmea coloca-o na boca dando início à incubação. Ao fim de 10 dias os ovos eclodem mas a fêmea irá protegê-los na sua boca durante mais 15 dias. No final do período de incubação os alevins são libertados, completamente formados e auto-suficientes para procurarem a sua própria alimentação. O número de ovos por cada incubação depende do tamanho da fêmea sendo normalmente entre 15 e 30.
Tamanho mínimo do aquário:
120cm de frente.
Outras Informações:
É encontrado numa zona do lago denominada “Twain Reef”, 7 Km a noroeste da ilha Chizumulu. É muito comum verem-se, alimentando-se na zona superior do reef, grandes grupos de peixes alaranjados (fêmeas e machos sem território). Os machos azuis guardam territórios de acasalamento de cerca de 2 metros de diâmetro.
Excelente espécie para quem quer montar um aquário monoespécie devido ao excelente contraste de cor entre machos e fêmeas.

Sem comentários: